Destaques
Dia Nacional do Teatro - 19/09
No dia 19 de setembro comemoramos o Dia Nacional do Teatro, uma das expressões artísticas mais importantes no mundo.
A palavra teatro deriva do grego theaomai que significa ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo, uma cuidadosa e deliberada visão que interpreta seu objeto (Theological Dictionary of the New Testament).
A primeira forma de teatro surgiu no Oriente; egípcios, indianos e chineses já o praticavam antes dos gregos. Porém era um conceito de teatro relacionado com rituais religiosos. O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga, por isso é atribuído aos gregos sua origem.
No Brasil o teatro surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa.
Porém, o teatro como forma de entretenimento só começou a ser comum no Brasil após a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808. Naquela época, o rei costumava convidar companhias de teatro estrangeiras para fazer as suas apresentações para a nobreza.
No entanto, em meados do século XIX começam a surgir os primeiros grupos de teatro nacionais, principalmente no gênero cômico.
Mais tarde, esta manifestação artística sofreu um retrocesso significativo por causa da censura imposta pela ditadura militar. O fim da ditadura militar significou um novo fôlego e uma nova relevância para os artistas e para o teatro.
Hoje os artistas são considerados agentes formadores de platéia e incentivadores de novas gerações.
Em São Luís a maior casa de espetáculos, o Teatro Arthur Azevedo, foi construída em 1817.
De acordo com o Projeto de Lei nº 6.139/13, aprovado na Câmara dos Deputados, também é celebrado, em 19 de setembro, o "Dia Nacional do Teatro Acessível”.
A arte continua se apresentando de forma significativa, porém com muita dificuldade.
No dia de hoje fica a nossa homenagem a todos aqueles que lutam para a sobrevivência desta arte que é uma das maiores riquezas culturais da humanidade. Viva o Teatro!
Clique na imagem para expandir
"Em uma terra onde tudo está por fazer, não seria o teatro, cópia continuada da sociedade, que estaria mais adiantado?"
Machado de Assis
"O Teatro requer um conhecimento do espírito humano, e do ator o poder de transmiti-lo ao público de forma bela e verdadeira. Através do caminhar, do olhar, do falar, da expressão, o ator vive todas as vidas (existentes ou não), e tem o poder de rir e chorar todos os extremos."
Lell Trevisan
"Teatro é uma arte despertada naqueles que procuram enxergar além das fronteiras da realidade, além do próprio ser e existir."
Ace Jack
"...Teatro é uma arma. Uma arma muito eficiente!"
Augusto Boal
Clique na imagem para expandir
Turismo celebra o Dia Nacional do Teatro
Os palcos das óperas, musicais, dramas e comédias que retratam histórias épicas ou do cotidiano são homenageados na comemoração do Dia Nacional do Teatro. Para celebrar a data, a Agência de Notícias do Turismo separou cinco dicas para os viajantes que desejam contemplar os locais que viram suas belezas arquitetônicas serem transformadas em cartões postais do país.
O turismo cultural é um dos segmentos reconhecidos pelo Ministério do Turismo e alimenta o fluxo de viajantes pelo Brasil. De acordo com o estudo da Demanda Turística Internacional milhares de estrangeiros visitaram o país motivados por sua riqueza cultural.
Sala de espetáculos do Theatro da Paz em Belém (PA). Foto: Divulgação/Embratur
Clique na imagem para expandir
Na sessão "Destaques e Curiosidades, subsessão "Especial: Dia do Artista de Teatro", temos mais conteúdo relacionado a este tema. Dê uma olhada lá.
Dia Mundial da Alfabetização - 08/09
O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A data tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.
Importância da Alfabetização
A alfabetização é a base da educação, que, por sua vez, é um direito humano fundamentado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). No entanto, o acesso ao ensino básico de qualidade ainda é uma realidade distante para muitas pessoas, que encontram dificuldades para se alfabetizar ou continuar os estudos pelas desigualdades sociais, por preconceitos diversos, por disparidades de gênero e tabus culturais.
Sem acesso à educação, não há desenvolvimento, não há pleno exercício da cidadania. Para buscar apoio de governos e organizações sociais, a ONU estabeleceu seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas em diferentes áreas a serem alcançadas até 2030. Educação de qualidade é o ODS de número 4 e tem como objetivo assegurar o direito à educação de forma inclusiva, para todos os gêneros e todas as idades, promovendo um ambiente escolar saudável e que vá além do letramento, tratando o ensino como método de formação cidadã.
Clique na imagem para expandir
Analfabetismo Funcional
Cerca de 617 milhões de jovens no mundo não conseguem ler ou fazer contas simples de matemática, mesmo que dois terços deles tenham frequentado a escola ou estejam estudando regularmente. As pessoas que se encontram nessa situação de alfabetização precária ou quase nula são conhecidas como analfabetos funcionais.
O analfabetismo funcional é descrito como a falta de capacidade de leitura e interpretação de frases, parágrafos ou textos, assim como não conseguir ou ter grande dificuldade em realizar contas matemáticas básicas.
O analfabeto funcional não é necessariamente alguém que não frequentou a escola ou parou de estudar. No Brasil, a cada dez pessoas, três não conseguem escrever corretamente, ler e interpretar textos simples ou fazer contas. De acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), 13% da população brasileira que conclui o ensino médio tem analfabetismo funcional.
Clique na imagem para expandir
Analfabetismo no Brasil
Os programas de acesso à educação básica e planos de alfabetização aplicados no Brasil resultaram em uma queda no número de analfabetos. No entanto, a diminuição dos analfabetos brasileiros ainda é lenta.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram uma queda gradativa no analfabetismo no Brasil, considerando a população acima de 15 anos. Por exemplo, em 2017, eram mais de 11,4 milhões de analfabetos, número que caiu para cerca de 11,3 milhões em 2018.
O Brasil tem a alfabetização como uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo do plano é que o analfabetismo da população brasileira seja erradicado completamente até 2024. Infelizmente, a evolução da meta está abaixo do esperado para 2015 – ano utilizado como parâmetro –, quando se esperava que pessoas com 15 anos ou mais tivessem taxa de alfabetização de 93,5%, mas o patamar atingido foi de 93,2%.
Como as desigualdades regionais interferem no acesso à educação, o plano do Ministério da Educação é que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) consiga promover o ensino básico de forma igualitária em todo o país, determinando um perfil curricular a ser trabalhado por todas as escolas. Se haverá benefícios com a BNCC, ainda não é possível ter noção por ser uma decisão recente e que levará alguns anos para ser implementada. O desafio é unir conteúdo, estrutura física das escolas e recursos humanos capacitados de maneira igual em regiões tão diferentes em aspectos econômicos e geográficos.
Painel de Luiz Carlos Cappellano Clique na imagem para expandir
Alfabetizar é preciso!
Não alfabetizar é dificultar o acesso à saúde, à informação, ao mercado de trabalho, às condições mais dignas de vida. Não promover a educação básica é transformar o ser humano em apenas mais um número em milhões, tirando do indivíduo a chance de expressar sua opinião, de exercer sua cidadania plenamente, além de torná-la vulnerável à manipulação. Que a sociedade consiga seguir em frente no que prevê o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e, enfim, afirmar: “Todos os seres humanos têm direito à educação”.
Dia da Bailarina - 01/09
Bailarinos Importantes
Várias pessoas que se dedicaram toda a vida ao balé clássico, elevaram esta arte a um patamar sublime, onde apreciamos todo o esforço do artista para nos emocionar. Eis alguns nomes:
-
Marie Taglioni (1804-1884)
-
Isadora Duncan (1877-1927)
-
Vaslav Nijinsky (1889-1950)
-
Mercedes Baptista (1921-2014)
-
Alicia Alonso (1920)
-
Maya Plisétskaya (1925-2015)
-
Márcia Haydée (1937)
-
Mikhail Baryshnikov (1948)
-
Fernando Bujones (1955-2005)
-
Ana Botafogo (1957)
-
Cecília Kerche (1960)
-
Julio Bocca (1967)
Ana Botafogo - 38 anos de carreira
Frases para Bailarinas
"O artista deve ter em mente que faz parte da vida de seu país e que a ele cabe dar exemplos que motivem e orientem as novas vocações."
Ana Botafogo
"A perfeição não está só no controle. Também está em se deixar levar. Surpreender a si mesma e depois a plateia. Transcendência. E poucos têm isso dentro de si."
Cisne Negro
"Nós podemos definir a dança como expressão de sentimentos através da movimentação."
Andréa Thomioka
"Se a dança for certa não deve haver um único movimento desnecessário."
Fred Astaire
"O bailarino tem que sair do estúdio e ir ver como as pessoas estão dançando na rua."
Ivaldo Bertazzo
Fonte:
Ana Botafogo conta como se preparou para se aposentar dos palcos: 'O corpo sente':
Clique na imagem para expandir
Clique na imagem para expandir
Dia dos Artistas - 24/08
Nesta data especial, estão de parabéns todos os artistas: o ator, o poeta, o escritor, o pintor, o escultor, o compositor, o músico, o dançarino, o artesão, o fotógrafo, entre tantos outros.
- Se você é artista, parabéns! E nesse mês de agosto, aproveite para:
- Divulgar os seus artistas preferidos nas redes sociais;
- Conhecer a arte de novos artistas;
- Patrocinar artistas emergentes;
- Dar largas à imaginação e libertar o artista que há em si.
Artistas são todos aqueles que desenvolvem atividades ligadas às manifestações de ordem comunicativa ou estética, e que podem ser realizadas através de diferentes tipos de linguagens, como a pintura, música, dança, cinema e outros.
A socióloga da arte Sarah Thornton, autora de O que é um artista?, trabalha um pouco com o artista convencional deve ser analisado em nossa sociedade. Na publicação, Sara Thornton faz um mergulho nos bastidores do mundo das artes e vai investigando como tal elemento é humanizador para a sociedade contemporânea. Confira um dos trechos que definem o artista na visão da pesquisadora.
“Artistas não fazem arte apenas. Artistas criam e preservam mitos que tornam suas obras influentes.
Enquanto os pintores do século XIX enfrentavam questões de credibilidade, Marcel Duchamp, o avô da arte contemporânea, fez da crença sua preocupação artística central. Em 1917, ele declarou que um mictório suspenso era uma obra de arte intitulada Fonte. Ao fazer isso, ele atribuiu aos artistas em geral um poder quase divino de designar qualquer coisa que quisessem como arte. Não é fácil defender esse tipo de autoridade, mas é essencial para um artista que deseja obter sucesso. Numa esfera na qual tudo pode ser arte, não existe nenhuma medida objetiva de qualidade, de modo que o artista ambicioso deve estabelecer seus próprios padrões de excelência. A construção desses padrões exige não apenas uma imensa autoconfiança, mas também a convicção dos outros. Como deidades competitivas, os artistas precisam hoje agir de modo a conquistar um séquito fiel”.
Fontes:
Clique nas imagens para expandir
Dia Mundial da Fotografia - 19/08
A fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e que revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, assim como a cultura, a economia, as arte e etc.
Normalmente, durante este dia, acontecem palestras, workshops e demais atividades relacionadas à fotografia.
As fotografias podem ser utilizadas para informar, recordar ou como uma expressão artística.
Os brasileiros ainda celebram o dia 8 de janeiro como o Dia Nacional da Fotografia, também conhecido como o “Dia do Fotografo”.
A escolha do dia 19 de agosto para celebrar esta data é uma homenagem à invenção do daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção.
Este aparelho foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre (1787-1851), em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce (1765-1833), que havia criado a héliographie alguns anos antes.
Em 1839 também foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot (1800-1877). Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia. (Ver mais...)
Fontes:
https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-fotografia/
http://www.wk3.com.br/blog/19-de-agosto-dia-mundial-da-fotografia/
Outras matérias sobre o tema:
Portal Brasiliana Fotográfica
http://brasilianafotografica.bn.br/?p=1987p
Tech Tudo
Retrato de Abraham Lincoln, por Nicholas H. Shepherd
Câmara de daguerreótipo Succe Frères - 1939
Diversos tipos de câmera, desde a Speed Graphic, passando pela DSLR até as compactas
Clique nas imagens para expandir
Dia do Patrimônio Histórico Nacional - 17/08
Na data de 17 de agosto comemoramos o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A Constituição Federal de 1988 (CF/88) em seu artigo 24, inciso VII, conferiu à União, aos Estados e ao Distrito Federal a competência concorrente para legislar sobre a proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico e paisagístico, competindo, ainda, aos municípios promover a proteção histórico-cultural local.
São considerados como patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial que fazem referência à identidade da sociedade brasileira, neste rol se incluem, de acordo com o artigo 216 da CF/88: as formas de expressão, os modos de criar, fazer e viver, as criações científicas e tecnológicas, as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais e os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico, sendo dever do Poder Público, em parceria com a sociedade, promover sua proteção. (ver mais...)
Fonte: http://www.ogirassol.com.br/opiniao/dia-nacional-do-patrimonio-historico
Outras matérias sobre o tema:
Educacional
http://www.educacional.com.br/reportagens/patrimonio/patrimonio.asp
ArchDaily Brasil (conjuntos urbanos tombados)
Revista Use (Conheça a profissâo de restaurador)
http://www.revistause.com.br/dia-nacional-patrimonio-historico-conheca-profissao-de-restaurador/
Patrimônio Arqueológico - Parque Nacional "Serra da Capivara" PI
Patrimônio Material - Pelourinho, Centro Histórico - Salvador BA
Patrimônio Imaterial - Dançarinos de Frevo - Recife Pernambuco
Clique nas imagens para expandir
Dia Nacional das Artes - 12/08
A data celebra as atividades artísticas, que podem abranger diversas áreas, como o teatro, o cinema, a literatura, o circo, a pintura e etc. A lista pode ser mesmo bastante grande!
De acordo com a legislação brasileira, o artista é o profissional que "cria, interpreta ou executa obra de caráter cultural de qualquer natureza, para efeito de exibição ou divulgação pública, através de meios de comunicação de massa ou em locais onde se realizam espetáculos de diversão pública".
O artista usa de toda a sua imaginação, criatividade e talento para emocionar, chocar ou mesmo registrar momentos importantes da história da humanidade. A arte nasceu com o homem e permanecerá após a sua morte.
Desvio para o vermelho, obra do artista brasileiro Cildo Meireles, exposta no Museu do Inhotim (MG)
Para saber sobre outras datas relacionadas, leia:
O Dia Nacional das Artes surgiu a partir do decreto de lei nº 82.385, de 5 de outubro de 1978, e a partir da Lei nº 6.533, de 24 de maio de 1978. Tais leis regulamentaram a profissão de Artista e Técnico em Espetáculos de Diversões, além de mais de 100 outras funções que também podem estar inseridas no que seria considerado um trabalho artístico.
São diversas as atividades que podem ser feitas durante o Dia das Artes!
Você pode preparar um roteiro totalmente dedicado às artes e comemorar visitando museus, assistindo espetáculos de ópera, dança ou de teatro. Fizemos uma seleção com algumas sugestões para te inspirar:
-
Visitar uma exposição no museu de sua cidade;
-
Ir à um espetáculo de teatro;
-
Ir à um espetáculo de ópera ou assistir a um musical;
-
Ir ao cinema ou cineclube;
-
Ler um livro ou participar de um debate literário;
-
Ir ao circo.
Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-das-artes/
Outras matérias sobre o tema:
Wikipédia (arte)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte
Portal São Francisco
https://www.portalsaofrancisco.com.br/calendario-comemorativo/dia-nacional-das-artes
Flora e fauna brasileira (1934) - Cândido Portinari
Clique nas imagens para expandir
Dia Internacional dos Povos Indígenas - 09/08
O principal propósito desta data é conscientizar sobre a inclusão dos povos indígenas na sociedade, alertando sobre seus direitos, pois muitas vezes são marginalizados ou excluídos da cidadania.
Outra finalidade é garantir a preservação da cultura tradicional de cada um dos povos indígenas, como fonte primordial de sua identidade.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas ainda presta homenagem a todas as contribuições culturais e sabedorias milenares que esses povos transmitiram para as mais diversas civilizações no mundo.
De acordo com o senso demográfico de 2010, no Brasil existem mais de 800 mil indígenas, repartidos em aproximadamente 305 etnias diferentes, com cerca de 274 idiomas. Esses dados mostram que no Brasil ainda existe uma população indígena expressiva e que deve ser preservada.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, em 23 de dezembro de 1994, através da resolução 49/214.
O primeiro Dia Internacional dos Povos Indígenas foi comemorado em 9 de agosto de 1995, marcando o início da primeira década internacional dos indígenas (1995 a 2004).
Em 2007, comemorando a segunda década internacional dos indígenas, foi aprovada a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.
Entre alguns dos principais pontos da Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas, destaca-se:
-
A inserção dos indígenas na Declaração Internacional dos Direitos Humanos;
-
Direito à autodeterminação, de caráter legítimo perante todas as entidades internacionais;
-
Inibição de remoção dos indígenas de seus territórios de modo forçado;
-
Direito à utilização, educação e divulgação dos seus idiomas próprios;
-
Direito à nacionalidade própria;
-
Direito de exercer suas crenças espirituais com liberdade;
-
Garantia e preservação da integridade física e cultural dos povos indígenas;
-
Auxílio do Estado às comunidades indígenas a fim de manterem os seus direitos básicos.
Além do Dia Internacional dos Povos Indígenas, no Brasil ainda se comemora o Dia do Índio, em 19 de abril.
Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-dos-povos-indigenas/
Outras matérias sobre o tema:
O Globo
Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura
https://oei.org.br/noticia/dia-internacional-dos-povos-indigenas
Muito importante lembrar:
A ONU instituiu 2019 como o "Ano Internacional das Línguas Indígenas". Mais informações no site:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2019-international-year-of-indigenous-languages/
Site oficial lançado pela ONU especialmente para a data: https://en.iyil2019.org/ (Disponível em inglês, francês e espanhol)