Cel. Raul Furquim, patrono da Biblioteca Municipal
Clique para expandir
Raul Furquim nasceu em 2 de agosto de 1874, em Bom Jesus de Monte Verde, estado do Rio de Janeiro. Filho do lavrador Aureliano Furquim de Almeida e Ana Barcelos de Almeida.
Aos 18 anos, transferiu-se para a cidade de São Paulo, dedicando-se à agricultura. Formou seu lar casando-se com Donina Valladão Furquim.
Quando Bebedouro iniciava seus primeiros passos para o progresso, o Coronel Raul Furquim transferiu-se para cá e empregou suas atividades na área industrial, com a instalação e montagem de uma máquina de beneficiar café, uma de arroz e uma serraria. Foi o primeiro fazendeiro de laranja de Bebedouro nos anos de 1930.
Na vida política, foi eleito vereador da Câmara Municipal de Bebedouro. Com ideias renovadoras, atuou também como administrador e, por meio de doação, contribuiu para a revitalização da Santa Casa.
Doou o terreno para a construção do Colégio Anjo da Guarda e da Escola Normal Livre de Bebedouro.
Na passagem histórica da crise de 1929, o Coronel Raul Furquim montou um açougue e forneceu carne gratuitamente à população mais carente.
Cedeu um alqueire de terras para que fosse construída uma escola de nutrição, que seria a primeira e única em todo o estado de São Paulo. Instalou a Biblioteca Municipal, que recebeu, com justiça, seu nome.
Esse anfitrião é um exemplo para todos os que querem uma Bebedouro melhor para todas as gerações futuras.
Texto extraído da publicação "Bebedouro, cidade coração"; Conto, canto e encanto com a minha hitória. Organizadora: Maria José Bueno Casseb.