Museus
Museu da Língua Portuguesa - Mesmo em reconstrução, o museu continua promovendo atividades culturais em outros espaços. Vale a pena conferir! (link na imagem)
Museu do Futebol- O Museu do Futebol tem a missão de investigar, preservar e comunicar o futebol como expressão cultural no Brasil, em diálogo com todos os públicos, para instigar e inspirar ideias e experiências a partir do futebol. (link na imagem)
Museu do Amanhã- O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. (link na imagem)
O Museu Imperial- Popularmente conhecido como Palácio Imperial, é um museu histórico-temático localizado no centro histórico da cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. Está instalado no antigo Palácio de Verão do imperador brasileiro Dom Pedro II. O acervo do museu é constituído por peças ligadas à monarquia brasileira, incluindo mobiliário, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família imperial. (link na imagem)
O Museu do Índio- Da Fundação Nacional do Índio (Funai) tem como objetivo contribuir para uma maior conscientização sobre a contemporaneidade e a importância das culturas indígenas. Como instituição de preservação e promoção do patrimônio cultural indígena, empenha-se em divulgar a diversidade existente e histórica entre centenas de grupos indígenas brasileiros. (link na imagem)
Museu de Arte de São Paulo- Museu privado, sem fins lucrativos, fundado em 1947 pelo empresário e mecenas Assis Chateaubriand (1892-1968), tornando-se o primeiro museu moderno no país. Mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP reúne mais de 10 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas. (link na imagem)
Museu Casa de Portinari- Tem como missão preservar e divulgar, para estudo e entretenimento, a casa onde viveu Candido Portinari e o legado nela contido como objetos patrimoniais. É parte da missão do museu, pelas características e vocação, articular-se com marcos da memória da cidade e ser um polo de fomento à fruição e expressão artística. O site é muito rico em informações e recursos áudio-visuais, como galeria virtual, depoimentos em vídeo, visita virtual em 360 graus, exposições virtuais e jogos infantis culturais on-line. Recomendamos muito a visita! (link na imagem)
Museu de Paleontologia de Monte Alto- É um dos mais importantes espaços voltados à conservação e exposição de fósseis do Brasil. Ocupa uma área de 400 metros quadrados no interior do Centro Cívico e Cultural Dr. Elias Bahdur. Inaugurado em 22 de julho de 1992, possui convênios de cooperação científica com a Universidade Estadual Paulista e com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui um acervo composto por aproximadamente 1.300 exemplares de fósseis de répteis e de outros animais pré-históricos, a maior parte proveniente de escavações realizadas na região. Conta com laboratório de conservação e restauro e com uma biblioteca especializada. Não possui site próprio, mas há uma página dentro do site da Prefeitura de Monte Alto (link) e página no Facebook (link na imagem) com informações gerais e notícias.
Museu Afro Brasil - Tem como missão, promover a valorização, preservação e difusão da arte, da história e da memória cultural brasileira, tendo como referência a presença luso-afro-brasileira, indígena e africana. Ser organização de referência na concepção, implantação e gestão de projetos, instituições culturais e educativas voltadas à cultura brasileira, africana e afro-atlântica. (link na imagem)
Museu da Imigração do Estado de São Paulo- O Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com muitas e diversas comunidades representativas. É no entrelaçamento dessas memórias que se tem a chance única de compreender e refletir o processo migratório. Pretende ser o grande ponto de encontro das comunidades, um atrativo cultural e turístico imperdível. Promover o conhecimento e a reflexão sobre as migrações humanas, numa perspectiva que privilegie a preservação, comunicação e expressão do patrimônio cultural das várias nacionalidades e etnias que contribuem para a diversidade da formação social brasileira. (link na imagem)