top of page

Doações

        A Biblioteca Pública Municipal de Bebedouro agradece  aos caros leitores que disponibilizaram obras  para enriquecer e diversificar ainda mais nosso acervo. MUITO OBRIGADO !

Clique nas imagens para expandir.

Calendário.jpg

Setembro

de

2019

Clique nas Imagens

para expandir.

para-depois-que-eu-partir1-6c5c231207502
admiravel-mundo-em-que-vivemos-wilson-cz
2000084759_edited.jpg
112722956_1GG_edited.jpg
91iWqe5nC6L.jpg
o_nome_da_rosa_1231269466b.jpg

       Recebemos essa doação especial de nossa  leitora Marisa Salomão a quem somos muito gratas.

        São seis livros de temas variados, mas todos muito bons! Temos certeza que irá agradar bastante nosso público de apaixonados por leitura.

     "Para depois que eu partir" (Heather McManamy & William Croyle) é a emocionante história real de uma mãe com câncer terminal e as mensagens que deixou para a filha que não verá crescer. Com trinta e cinco anos, após ser diagnosticada com câncer terminal, Heather McManamy sentiu como se sua vida estivesse desmoronando. Sua rotina virou de cabeça para baixo e foi substituída por várias cirurgias e dezenas de sessões de quimioterapia que poderiam estender um pouco mais a sua vida, mas não impedir a morte iminente. Com o espirito vivaz e uma nova perspectiva, Heather começou a experimentar cada cada dia como se fosse o último..... quer saber mais? Vem para cá e pegue-o para ler!

      "Admirável mundo em que vivemos" (Wilson Czerski) trata de diversos assuntos relacionados ao planeta Terra, como evolução, saúde, sexualidade, educação, política, entre outros, em uma análise dos problemas humanos, em todos os tempos. À luz da doutrina espírita, o autor traz sua contribuição para tantos conflitos que assolam o mundo e que atravessam gerações, sempre mostrando de que forma poderemos, através de nosso comportamento e de nossas atitudes, contribuir para o avanço do admirável mundo em que vivemos... venha ler!

        "Para uma vida saudável - breve ensaio sobre as virtudes" (Donizete Pinheiro). "O amor não é uma virtude, mas o somatório de todas as virtudes, assim como a luz branca é o conjunto de todas as cores. Cada virtude expressa uma parcela do amor. Quando incorporamos todas as qualidades, seremos plenos, radiantes de luz, sustentando uma vida saudável e feliz". Para ler e refletir sobre estas e outras reflexões do autor, venha emprestar a obra. Está aqui no nosso acervo à sua disposição.

          "Extraordinário" (R. J. Palacio). O enredo gira em torno de August, um garoto que poderia ter uma vida comum se não fosse por um raro problema: a síndrome de Treacher Collins, responsável por tornar o seu rosto deformado. Durante a infância, Auggie, devido ao problema facial, convivera com poucas pessoas e passava grande parte do tempo em casa com seus pais e a irmã. Porém, ao completar 10 anos o garoto passa a encarar aquele que seria o maior desafio de sua vida: abandonar a redoma de vidro domiciliar e começar a frequentar uma escola tradicional. O mundo atual segue cada vez mais careta, reacionário, preconceituoso, de tal modo que parece ser impossível remediar e acreditar na mudança, mas uma história tão simples e envolvente, como Extraordinário o é..... acreditar em si e enfrentar os problemas de frente contribui (e muito) para mudarmos o que deve ser mudado. (Gostei muito dessa resenha, então, copiei parte aqui. Quem quiser ler na íntegra, segue o link no nome do blog. O Poderoso Resumão - Blog de Bruno Lisboa). O livro ganhou uma versão adaptada para o público infantil "Somos todos extraordinários", que se tornou também grande sucesso e, em 2017, o uma versão para o cinema com Sônia Braga e Julia Roberts no elenco. Vai perder?!

        "Will e Will" (John Green & David Levithan). Chega  mais um livro do escritor John Green para acrescentar outra opção no nosso acervo. Nesta obra, Green assina a autoria em companhia de David Leviathan. A resenha já se encontra na página "Sugestões de Leitura" na homenagem que fizemos ao autor em agosto, em razão de seu aniversário. Corra lá para ler! E depois aqui para a biblioteca emprestar o livro! rs...

          "O nome da Rosa" (Umberto Eco) dispensa apresentações! Um dos maiores clássicos da literatura mundial, marcou o nome de Umberto Eco definitivamente. Muitos  que não leram a obra, assistiram ao filme. Mas, para aqueles que ainda não tiveram o prazer de lê-lo (recomendo) ou de verem o filme, vão algumas palavras... O livro é a ficção de estreia de um dos mais respeitados teóricos da da comunicação  em massa. Transformou-se em prodígio editorial já em seu lançamento, em 1980. O grande sucesso (traduções, prêmios e milhões de exemplares vendido no mundo todo) deve-se à estrutura de romance policial que prende a atenção do leitor até o fim. A trama se desenrola em um mosteiro da Itália medieval, na última semana de novembro de 1327. Em meio a intensos debates religiosos, o frade franciscano inglês Guilerme de Baskerville e seu jovem auxiliar, Adso, envolvem-se na investigação das insólitas mortes de sete monges, em sete dias e sete noites. Os crimes se irradiam a partir da biblioteca do mosteiro (a maior biblioteca do mundo cristão, cuja riqueza ajuda a explicar o título do romance: "o nome da Rosa" era a expressão usada na Idade Média para denotar o infinito poder das palavras. Mais, só lendo!

Calendário.jpg

Julho

de

2019

WhatsApp Image 2019-06-26 at 13.34.02_ed

      Recebemos essa doação especial de uma colaboradora que preferiu ficar anônima, mas a quem somos gratas.

         Trata-se de um livro impresso em Portugal, portanto redigido em português lusitano. No entanto, o leitor não terá nenhum tipo de dificuldade significativa de compreensão, devido a grande semelhança entre as duas vertentes do idioma, principalmente após o acordo ortográfico.

        O Rapaz dos Blocos, é uma história divertida, comovente e original que irá fazer rir, pensar e chorar.

        Alex, o pai, de trinta e poucos anos, embora ame a sua mulher, já não sabe como o demonstrar. Quer estar perto do filho, mas não consegue compreendê-lo. Algo tem de mudar. Mas a mudança terá de começar em si próprio. 
      Sam, o filho, de oito anos é cativante, surpreendente, autista. Para ele, o mundo é um enorme quebra-cabeças que não consegue resolver sozinho. Porém, quando Sam começa a jogar Minecraft, abre-se a porta para as descobertas que tanto o filho como o pai irão fazer acerca de si mesmos e da sua difícil relação.

       Pode uma família fragmentada voltar a ser construída, peça a peça, até se reunir outra vez?

         Inspirada pelas experiências do autor com o seu filho, a obra é uma singular história de amor e resiliência, uma moderna epopeia familiar que já foi traduzida e publicada em mais de 20 países.

          Não sei vocês, mas eu estou muito curiosa e entusiasmada para ler!

Calendário.jpg

     Agradecimento mais que especial à família do professor e escritor Laércio Ravagnani que, a seu pedido, doou, à nossa biblioteca, 820 obras de diversos gêneros e áreas do conhecimento, tais como: Literatura Brasileira (Romances, Contos, crônicas e Poesia); Literatura Estrangeira (Alemã, Francesa, Argentina, Russa, Inglesa, Americana, Italiana, Espanhola, Portuguesa, Mexicana, Colombiana e Cubana - algumas tanto Romances quanto poesia e Contos); Teatro; Artes (pintura); Biografias; Dicionários (Folclore, Economia e Filosofia); ensaios e Mitologia (coleção).

      Deixamos aqui nossa homenagem a esse ilustre e generoso colaborador que sempre fez questão de partilhar com o próximo um pouco de sua vasta cultura e talento.

      Nossa forma de agradecer é contar aos visitantes dessa página um pouco da história de vida exemplar desse grande homem.

Breve Biografia de Laércio Ravagnani

           O professor e escritor Laércio Ravagnani nasceu em 26 de dezembro

de  1933 em uma fazenda próxima de São José da Bela Vista, que, na ocasião,

pertencia  a Franca.

           Era filho de camponeses italianos e cresceu na zona rural de São

Joaquim da Barra. Quando tinha 11 anos de idade a família se mudou para a

cidade.  Já interessado nos estudos, foi matriculado na escola e começou a se

alfabetizar.

Mudou-se para Bebedouro aos 14 anos para ajudar um irmão na oficina

de pintura de automóveis. Trabalhava o dia todo na oficina, das 07h30min

as 22h30min. Precisou deixar a escola de lado, mas não abandonou os

estudos. Autodidata, lia muito e estudava muito.

           Aos 17 anos, na pensão onde morava, dava aulas de reforço para alunos

do 3º ano do Científico.

          Em 1954, foi para São Paulo, onde trabalhou como operário e depois montou sua própria oficina. Lá não conseguiu frequentar a sonhada Universidade, mas continuou a estudar sozinho (lia e escrevia incessantemente nas horas vagas).

           Voltou para Bebedouro 10 anos depois e se casou com Maria José Zanellato Ravagnani, a Zizi.

Ainda trabalhando na oficina de funilaria e pintura de automóveis, concluiu em 1974 a graduação em Letras e formou-se também em pedagogia. Prestou concurso do Estado e lecionou Língua Portuguesa e Literatura até se aposentar em 2003.

         Embora tenha lecionado em outras escolas, inclusive em Monte Azul Paulista, no início da carreira no magistério, por longos anos foi professor da escola Abílio Manoel, onde se aposentou.

Apaixonado pelas Ciências Humanas em geral, o professor Laércio era um leitor compulsivo e criterioso na escolha das obras.

           Também apaixonado pela arte de escrever, publicou 20 livros (romances, contos, poesias, crônicas e ensaios), que distribuía para os amigos e nas escolas. Dentre eles, um livro em coautoria com dois ex-alunos, pelos quais foi convidado para comemorar os 100 anos da Escola Abílio Manoel.

Deixou conteúdo para ser publicado que pode compor outros 20 livros.

Em 2017 a escola José Francisco Paschoal prestou-lhe uma homenagem, dando à sua biblioteca o nome de “Sala de Leitura Laércio Ravagnani”.

        O professor e escritor Laércio Ravagnani faleceu em 03 de junho de 2016 e deixou os filhos Gracielle Zanellato Ravagnani de Godoy, Cleliane Ravagnani e Clauto Ravagnani, bem como os netos Ariane Ravagnani de Godoy e Henrique Felizardo Ravagnani.

WhatsApp Image 2019-06-14 at 12.50.26_ed

Junho

de

2019

bottom of page