top of page

Outubro/2019

Ágatha Christie

untitled-design-5.png

Link na Imagem

Agosto/2019

John Green

         Mais um escritor de sucesso aniversariando no mês de Agosto, John Green nasceu em Indianápolis, Indiana, EUA, no dia 24 de agosto de 1977, mas cresceu em Orlando, Flórida. Ele estudou na Lake Highland Preparatory School e na Indian Springs School (local usado para cenário do livro “Quem é Você Alasca?”). No ano 2000, formou-se em língua inglesa e estudos religiosos, pela Kenyon College, em Ohio, e chegou a considerar a possibilidade de ser ministro episcopal.

           John Green passou cinco meses trabalhando em um hospital infantil, o que lhe inspirou mais tarde a escrever “A Culpa é das Estrelas”. Morou em Chicago, onde foi assistente editorial do jornal Booklist. Em Nova York, foi crítico literário no The New York Times Book Review.

           Ver mais na fonte desse texto clicando aqui, ou na página inicial, com mais informações e links.

Bibliografia com sinopses 

(Clique nas imagens para expandir)

JohnGreen.jpg

Link na Imagem

download (1)_edited.jpg
O_TEOREMA_KATHERINE_1447650961294316SK14
81Xt018qT2L.jpg
CAPA_CidadesDePapel_139x208.jpg

Primeiro livro de John Green, Quem é Você, Alasca? (2005) narra a história de Miles Halter. Ele é um jovem frustrado em vários aspectos de sua vida. Vive na Flórida, frequenta a escola e tem como principal passatempo colecionar as últimas palavras de personalidades famosas. Porém, boa parte de sua realidade muda quando Miles decide ir para a escola preparatória Culver Creek, onde conhece, entre outros amigos, Alaska Young, uma linda jovem por quem se apaixona. A partir deste momento o protagonista se aventura em várias situações e começa a experimentar um mundo que até então não conhecia.

Em O Teorema Katherine (2006) Colin Singleton é um jovem prodígio viciado em anagramas e especializado em levar fora de Katherines. Cansado de repetir sua história, Colin decide juntar seu melhor amigo e seu caderninho de anotações para cair na estrada com seu Rabecão de Satã em busca de algumas respostas e sentidos. Nesta viagem, ele pretende criar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines e desvendar a partir dele como as relações se desfecham, até mesmo entre duas pessoas que ainda não se conheceram. 

Em 2008, em parceria com Maureen Jhonson e Lauren Myracle, surge Deixe a Neve Cair. Na noite de Natal, uma tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para encontros românticos. Nesta obra, a parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego. 

Também em 2008, é lançado Cidade de Papel. Quentin Jacobsen é amigo de Margot Roth Spiegelman desde criança. Os dois frequentam a mesma escola desde a infância, mas agora, no último ano do colegial, Margot é uma das garotas mais bonitas e populares, enquanto ele se transformou apenas em um dos três nerds da sala. Em uma noite, Margot, com quem andava de bicicleta durante a infância, invade seu quarto pela janela, com roupa de ninja e cara pintada, e pede ajuda para realizar um plano de vingança. Quentin aceita e os dois passam por várias aventuras naquela madrugada.

91iWqe5nC6L.jpg

Escrito à quatro mãos com David Levithan, Will & Will, um Nome, um Destino (2010), é o primeiro livro com personagens gays a figurar na lista do New York Times. Conta a história de Will Grayson e Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome e a dor do coração partido. Um Will é amigo do mais expansivo gay de sua escola. O outro precisa explicar à própria mãe sua orientação sexual. Até que Tiny, o melhor amigo gay do primeiro Will, acaba se tornando o possível amor do outro Will. Apesar das origens completamente diferentes, esses inesperados encontros fazem com que os meninos de mesmo nome estejam prestes a embarcar juntos em uma aventura de épicas proporções.

Livro-A-Culpa-e-das-Estrelas-Capa-Inspir

Em 2012 surge o mega sucesso A Culpa é das Estrelas. Hazel Grace tem 16 anos e o câncer da sua tireoide evoluiu para uma metástase no pulmão, o que a obriga a andar sempre com um cilindro de oxigênio para poder respirar. Augustus Waters é um ex-jogador de basquete que perdeu uma perna para o osteosarcoma. Os dois se conhecem durante as reuniões de um grupo de apoio a jovens com câncer e é inevitável se apaixonarem. Augustus vive para deixar sua marca no mundo, enquanto Hazel teme ser uma bomba-relógio que deixará feridos quando se for. Os dois se completam com suas experiências e passam a fazer parte um da vida do outro. 

51D8vU8-70L_edited.jpg

Após uma pausa de 5 anos, em 2017,  John Green lança seu mais novo livro e sucesso Tartarugas até Lá Embaixo que, assim como Cidades de Papel e A Culpa é das Estrelas, teve adaptação para o cinema. A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Repleto de referências da vida do autor, Tartarugas até lá embaixo tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos.

  • Em nosso acervo contamos com os títulos: A Culpa é das Estrelas, Quem é Você Alasca?, O Teorema Katherine, Cidades de Papel e Will & Will, disponíveis para empréstimo.

 Jorge Amado

         Jorge Amado foi um dos escritores brasileiros com mais livros vendidos e obras traduzidas. Escrevou obras de cunho regionalista, enaltecendo o povo, a terra e a cultura local. Com uma linguagem oralizada, o escritor transformou em texto suas preocupações e críticas sociais.

          Teve suas obras transformadas em novelas, filmes, peças e até quadrinhos; além de tê-las traduzidas em braile e audiobooks, para ampliar o acesso de deficientes visuais.

Entre as mais famosas e reproduzidas estão: “Dona Flor e seus Dois Maridos”, “Gabriela, Cravo e Canela”, “Tieta do Agreste” e “Capitães da Areia”.

         Sua extensa contribuição para a literatura foi reconhecida em premiações: ganhou o Prêmio Camões e o Jabuti. E ocupou a cadeira nº 23 na Academia Brasileira de Letras, cujo patrono é José de Alencar.

      O autor faz parte da segunda geração do modernismo, marcada pelo neo-realismo regionalista. Sua literatura pode ser dividida em três etapas principais: a primeira tem como temática os problemas sociais, a segunda traz o ciclo do cacau, produzido em larga escala na Bahia, e a terceira tem enfoque no lirismo. A Bahia é muito presente nos textos de Jorge Amado, em todas as fases. 

        Um grande contador de histórias. Ao escrever suas obras, Jorge Amado tinha um cuidado maior com a narrativa e não com a estrutura técnica. O autor não demonstrava preocupação com a estrutura literária ou mesmo com as normas de ortografia e gramática, o importante era contar bem a história. 

      A linguagem oral ganha espaço em sua obra, dando naturalidade ao texto. Nota-se uma fidelidade à língua falada pelo povo que ele retrata. Mesmo em uma linguagem direta e popular, é percebido o tom poético.

          Em nosso acervo temos várias das obras de Jorge Amado. Vale a pena apreciá-las!

Jorge Amado - 06/08

Jorge leal Amado de Faria (10/08/1912 - 06/08/2001) foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.

Sua obra - 49 livros ao todo - é a mais adaptada para o cinema, o teatro e a televisão, gerando sucessos como Dona Flor e Seus Dois Maridos; Tenda dos Milagres; Tieta do Agreste; Gabriela, Cravo e Canela e Tereza Batista Cansada de Guerra. 

Seus livros foram traduzidos em 80 países, 49 idiomas, bem como em braille e em fitas gravadas para cegos. Foi superado, em número de vendas, apenas por Paulo Coelho. Mas em seu estilo - o romance ficcional -, não há paralelo no Brasil.

Em 1994, a sua obra foi reconhecida com o Prêmio Camões, que foi instituído pelos governos do Brasil e de Portugal e é atribuído aos autores que, pelo conjunto da sua obra, tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa.

É  considerado o prêmio mais importante da literatura em Língua Portuguesa.

Jorge-Amado-e-Zelia-Gattai.jpg
jorge_amado_alo_alo_bahia.jpg

Link na Imagem

images_edited.jpg

Link para a Fundação "Casa de Jorge Amado" na imagem

"A solução dos problemas humanos terá que contar com a literatura, a música, a pintura, enfim, com as artes. O homem necessita de beleza como necessita de pão e de liberdade. As artes existirão enquanto o homem existir sobre a face da terra. A literatura será sempre uma arma do homem em sua caminhada pela terra, em sua busca de felicidade."

                                                 Jorge Amado

Ver mais em "Escritor do Mês"

Detalhe interessante sobre Jorge Amado

    O escritor e poeta Jorge Amado é hoje relembrado como um dos grandes nomes da literatura brasileira. Autor de livros emblemáticos, como os citados acima, este autor baiano não é, porém, especialmente relembrado pelo seu trabalho poético.

      Ao olharmos para a sua bibliografia, encontramos um único trabalho dedicado apenas ao texto lírico: A Estrada do Amor. A obra, publicada pela primeira vez em 1938 (e atualmente muito difícil de encontrar), não é, no entanto, a única oportunidade que temos para apreciar poesia assinada por Jorge Amado.

    Quem já leu alguns de seus livros em prosa notou, certamente, que em determinados momentos o autor recorre à linguagem poética. Esses poemas entrelaçados com o texto em prosa resultam num excelente trabalho de escrita.

      Abaixo, há um excerto de um desses poemas. No link a seguir, você pode lê-lo na integra, além de conhecer outros quatro exemplos destes. (Link)

Dorme, menina dormida

Teu lindo sonho a sonhar.

No teu leito adormecida

Partirás a navegar.

Estou presa em meu jardim

Com flores acorrentadas.

Acudam! Vão me afogar.

Acudam! Vão me matar.

Acudam! Vão me casar.

Numa casa me enterrar

Na cozinha a cozinhar

Na arrumação a arrumar

No piano a dedilhar

Na missa a me confessar.

Acudam! Vão me casar

...............

Trecho extraído do romance "Gabriela, cravo e canela".

WhatsApp Image 2019-08-07 at 10.21_edite

Três das várias obras que dispomos em nosso acervo (Clique para expandir)

Julho/2019

Catulo da Paixão Cearense

catulo-2_editado.jpg

Link na Imagem

WhatsApp Image 2019-05-30 at 12.57.03_ed

Clique para expandir

Das figuras artísticas a que me dediquei, sempre, uma veneração profunda, destaco a de Catulo, como objeto único deste livro. 

........

Aqui, nesta seleção - "Poemas escolhidos" - verá o leitor o gênio desse extraordinário vulto, representando em algumas das suas modalidades, em toda a riqueza da sua linguagem tão nacional, tão vibrante, tão expressiva.

........

Assim é a Arte de Catulo: 

- Fala à alma de todos, desde o mais ignorante sertanejo, ao mais culto dos nossos literatos.

Guimarães Martins

Trechos extraídos do livro "Poemas Escolhidos", páginas 17 e 18.

bottom of page