top of page

História de Bebedouro

        Bebedouro nasceu à beira de um córrego conhecido como “bebedor”, cuja água era procurada por tropeiros e boiadeiros, em suas longas caminhadas através do sertão.

           A primeira povoação que surgiu chamar-se-ia São Sebastião do Bebedor, posteriormente tornar-se-ia “Bebedor” e depois “Bebedouro”.

           A data oficial da fundação de Bebedouro é dia 03 de maio de 1884. Por lei estadual, em 06 de setembro de 1892, elevou-se a Distrito de Paz. Quase dois anos depois, ocorre a elevação do Distrito a Município, significando sua emancipação da tutela de Jaboticabal, em julho de 1894. Em dezembro de 1896, elevou-se a Comarca, porém, esta só se instalou a 11 de março de 1896. A elevação a cidade deu-se por força de lei municipal no dia 11 de março de 1889. Por efeito de Decreto Estadual, em novembro de 1944, o município de Bebedouro, ficou constituído pelos distritos de Botafogo e Turvínea.

           Os primeiros meios de transporte eram feitos por carros de boi que traziam das fazendas os produtos agrícolas para serem vendidos na cidade. Quando ficaram prontos os armazéns da Cia. Paulista de Estradas de Ferro, surgem os carrinhos e as carroças com tração animal.

           O Sr. Oscar Werneck engenheiro da Cia. Ferroviária São Paulo Goiás, desenhou e construiu o coreto da Praça Barão do Rio Branco e as torres de iluminação do campo da Associação Atlética Internacional, o primeiro campo a receber iluminação no interior do Estado de São Paulo.

        Em 1912 constrói-se a Prefeitura Municipal defronte ao Jardim Misterioso, hoje Praça Valêncio de Barros, e na mesma época o prédio da Cadeia de Bebedouro na esquina das ruas São João e Campos Salles.

        Os velhos cafezais são substituídos pelos laranjais, as terras antes desvalorizadas, voltam a ser bem estimadas.  As indústrias são renovadas e o município, com a laranja, eleva seus recursos econômicos. A cidade tornou-se por muito tempo um dos maiores produtores do mundo, ostentando o orgulhoso título de “Capital Nacional da Laranja”. Cultura que, em grande medida, vem perdendo espaço para o cultivo da cana-de-açúcar.

Texto adaptado e retirado do site da Prefeitura Municipal de Bebedouro:

https://www.bebedouro.sp.gov.br/portal/index.php/bebedouro/historia

006.jpg
bottom of page